Morte por Coronavírus / Covid-19

Dicas de como proceder no caso de morte por Coronavírus / Covid-19

Olá neste momento tão difícil para todos nós com a disseminação do Coronavírus / covid-19, a Assist Brasil Seguros  vem por meio desta nota trazer algumas informações fundamentais de como proceder no caso de morte por coronavírus / covid-19.

Obs: as informações aqui prestada segue NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 

Segue passo a passo de como proceder em todos os órgãos:

1- Liberação do corpo junto ao hospital:

1.1 Durante o manuseio do corpo só deverá estar presente na sala de cadáveres, somente os profissionais devidamente equipados com todos os epi´s (Todos os profissionais que tiverem contato com o cadáver, devem usar: gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável e luvas. Se for necessário realizar procedimentos que geram aerossol como extubação, usar N95, PFF2, ou equivalente). 

1.2 Todo material contido no corpo devido algum procedimento hospitalar (ex: drenos, cateteres,tubos e etc.) deverão ser descartados e depositados em locais apropriados.

1.3 É recomendável fechar, limpar e esterilizar toda e qualquer abertura ou ferida no corpo do falecido.

1.4 O corpo deverá já sair do hospital envolvido com saco impermeável e à prova de vazamento e também o mesmo deverá ser selado e de preferência colocar em saco impermeável duplo, depois deverá ser feita a esterilização na parte externa do saco (pode-se utilizar álcool a 70º, solução clorada [0.5% a 1%], ou outro saneante desinfetante regularizado junto a Anvisa).

1.5 Deverá os profissionais envolvidos com o manuseio do corpo junto ao hospital redobrar a atenção com a identificação do mesmo, devido a ausência do reconhecimento do familiar direto no morgue do hospital.

1.6 A embalagem impermeável deverá conter na parte externa o aviso de risco biológico no contexto da COVID-19: agente biológico classe de risco 3.

2- Manuseio do corpo pelo Serviço Funerário:

Os Profissionais do serviço funerário envolvido na remoção do corpo da mesma forma, deverá ter a atenção redobrada e estar munidos de todos os EPi´s exigidos e especificados nas normas da Anvisa.

  1. Deverá esses profissionais sempre lavar as mãos com água e sabão (conforme tem sido de forma exaustiva ensinado).Bem como manter sempre as mãos esterilizada com álcool em gel mantendo assim sempre um recipiente contendo álcool em gel no interior da viatura.
  2. Na retirada do corpo junto ao hospital, deverá ser feita a esterilização da parte externa da Urna (caixão).
  3. A Urna (caixão) nos casos de morte suspeita ou confirmada pelo Coronavírus / covid-19, deverá ser mantida lacrada.
  4. Já existe uma determinação proibindo ou pedindo que evitem o procedimento de tratamento (tanatopraxia) do corpo cuja morte foi dado como causa o Coronavírus / covid-19  

 

3- Como proceder no velório por morte de Coronavírus / covid-19:

Mesmo sabendo que todos têm o direito de prestar uma homenagem digna para o seu ente querido, neste momento devemos manter o bom senso e respeitar as normas sugeridas e ou determinadas neste momento de pandemia por causa do Coronavírus / covid-19

Por orientação para prevenir a proliferação do covid -19, o ideal é que não haja velórios nos casos de morte suspeita ou confirmadas pelo Coronavírus / Covid-19. Nos casos onde for feito velório a orientação é que compareça apenas parentes mais próximos e que esse velório dure no máximo 1h.

Obs: Na maioria das cidades alguns serviços de velório já determinaram por não permitir de forma alguma o velório de casos suspeitos e ou confirmados pelo covid-19.

  

4- Sepultamento ou Cremação:

Embora o perigo de contaminação pelo Coronavírus / covid-19 seja muito maior por pessoas vivas há ainda risco de contaminação através dos corpos já falecidos. Por isso a determinação é que seja feita a Cremação de todos os óbitos por suspeita e confirmados pelo Coronavírus / covid-19.

Nas cidades onde não haver possibilidade de cremação o sepultamento deverá ser feito de forma especialmente cuidadosa devido o risco de contaminação.

Maiores Informações whatsapp: https://whatsfacil.com/7d6557

Baixe aqui o Informativo completo da Anvisa: https://assistbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Nota-Técnica-n-04-2020-GVIMS-GGTES-ANVISA-ATUALIZADA-1.pdf.pdf.pdf.pdf

Att, Fernando Pinheiro, gestor da Assist Brasil Seguros

Compartilhe
Compartilhe

© Direitos Reservados a Assist Brasil Seguros – Criado por Visão Marketing Soluções

Abrir bate-papo
Atendimento 24h
Olá
Podemos ajudá-lo?