COMO REQUERER UMA EXUMAÇÃO
Uma das primeiras coisas que se deve ter em mente antes de fazer a exumação é onde os ossos serão alocados, se em um Cemitério público, particular ou os despojos será cremado.
Preencha o requerimento de exumação na administração do cemitério com a relação de documentos que são necessários.
Aguarde o contato da administração do cemitério, informando a data agendada para a exumação.
Como acompanhar?
Toda liberação para o procedimento de exumação é publicada no Diário Oficial da Cidade e após a publicação, o prazo será de até 60 dias para o procedimento.
De acordo com o artigo 551 do Decreto Estadual nº16.017/80 passado a data de sepultamento, o parente mais próximo do(a) falecido(a) pode requerer a exumação.
O QUE ACONTECE SE NENHUM FAMILIAR APARECER ?
Para sepultados nos cemitérios municipais terra ou Gaveta, quando a exumação não for requerida pela família em até 30 dias após o prazo regular, o procedimento será efetuado conforme a necessidade de uso do espaço para novos sepultamentos.
Assim, os despojos serão devidamente identificados e colocados em refunda ou possível acondicionamento em um ossuário comunitário.
TÚMULO
Quando for túmulo particular do requerente em questão, ele precisa trazer os seguintes documentos: Cópia autenticada da certidão de óbito, cópia autenticada do RG do requerente e documentos que possam comprovar que o requerente realmente é parente do falecido.
Quando for de terceiros, o requerente precisa levar os documentos citados acima, documento de posse do terreno, neste caso em cemitério particular e por fim a cópia autenticada do RG do concessionário.
Será necessário a família acompanhar?
Na maioria dos cemitérios os familiares não precisam acompanhar o ato da exumação dos despojos, por ser um procedimento técnico.
Acesse o nosso site e receba a orientação de um dos nossos consultores: https://cremacaodeossos.com.br/dicas-e-curiosidades/
© Direitos Reservados a Assist Brasil Seguros – Criado por Visão Marketing Soluções